Apendicite Aguda

A apendicite aguda trata-se da inflamação do apêndice, um pequeno órgão localizado próximo ao ceco, primeira porção do intestino grosso. A apendicite é a emergência cirúrgica mais comum e necessita de tratamento imediato afim de evitar maiores complicações.

Causa

A principal causa de apendicite é a obstrução do apêndice cecal, seja por fezes, aumento de linfonodos, parasitas e/ou tumores. Essa obstrução favorece a proliferação bacteriana e, consequentemente, causa distensão e dor abdominal. Fatores alimentares também podem influenciar: dietas com poucos líquidos e baixa ingestão de fibras.

Sintomas

O quadro clínico mais comum é dor próximo a cicatriz umbilical com irradiação para o quadrante inferior direito do abdome e, pode estar associado a náuseas, vômitos, febre, perda de apetite, diarreia e outros.

O diagnóstico é realizado por meio da história clínica do paciente e exame físico associado a exames laboratoriais e exames de imagem (ultrassom ou tomografia de abdome), se necessários.

Após o diagnóstico, o paciente deverá ser internado para a realização do tratamento cirúrgico que consiste na retirada do apêndice. A cirurgia pode ser realizada por videolaparoscopia ou de forma convencional.

Os casos mais graves em que a dor e os sintomas estão presentes há muitos dias e houve demora no diagnóstico, o paciente pode evoluir com as formas mais graves em que o apêndice pode necrosar e/ou perfurar, causando peritonite, que é a infecção causada pelo vazamento de fezes na cavidade abdominal e acúmulo de pus.

O tempo de hospitalização varia de acordo com a fase da inflamação que é observado no momento da cirurgia.

Diagnóstico diferencial

Existem algumas situações em que o quadro clínico é semelhante a uma fase inicial de apendicite e, portanto, outras patologias devem ser descartadas.

Entre os diagnósticos diferenciais estão: infecção urinária, doença inflamatória pélvica, cistos ovarianos, doenças inflamatórias intestinais e outros.