Hérnias da parede abdominal

Hérnia da parede abdominal é uma doença muito comum, mesmo muitas pessoas não sabendo o que ela realmente é. São muitos os tipos de hérnias, sendo os locais mais comuns: região inguinal, umbilical, linha alba e locais de cirurgias prévias.

A hérnia acontece quando há um deslocamento de um tecido ou órgão por uma imperfeição ou defeito na parede abdominal e, com isso, apresenta-se como um relevo/abaulamento através da pele. Isso acontece quando há um aumento da pressão intra-abdominal, seja por exercícios físicos feitos de maneira equivocada ou, até mesmo, por tosses ou espirros, e essa pressão aumentada faz com que o órgão ou tecido ultrapasse a parede abdominal, através de uma falha ou defeito dos músculos desta parede.

Sinais e sintomas

O sinal mais frequente é o abaulamento na parede abdominal, como os pacientes costumam relatar, aparenta-se a um “caroço” ou “nódulo” na região afetada, principalmente durante os esforços. Esse abaulamento acontece quando são hérnias mais volumosas, em contrapartida, as hérnias de pequeno volume podem passar despercebidas.

O paciente pode apresentar dor ou desconforto na região acometida, principalmente aos esforços mais intensos em que há um aumento da pressão intra-abdominal.

Causas

Um grupo de fatores podem resultar no aparecimento da hérnia da parede abdominal. A fraqueza do tecido chamado aponeurose (camada que fica acima dos músculos) e o excesso de esforço físico estão envolvidos no aparecimento das hérnias. Muitas vezes, a evolução pode ser lenta e levar anos para apresentar sintomas.

Fatores como idade, doenças do colágeno, cirurgias prévias, tabagismo, tosse crônica, exercícios como levantamento de pesos (sem acompanhamento adequado), gravidez e obesidade podem estar envolvidos no aparecimento da hérnia da parede abdominal.

Diagnóstico

O exame físico durante uma consulta médica em hérnias de grande volume é suficiente, porém, hérnias de pequeno volume necessitam de avaliação com exames de imagem, sendo a ultrassonografia da região acometida o exame indicado para a avaliação de hérnias de parede abdominal.

O tratamento é cirúrgico, seja ele quando for programado de maneira eletiva ou na urgência se o paciente tiver sinais ou sintomas que necessitem de abordagem de urgência.

Para realizar a cirurgia, é necessária a avaliação pré-operatória individualizada e a cirurgia consiste em reduzir o saco herniário e realizar um reparo dessa parede, na maioria das vezes, com o uso de tela. A cirurgia pode ser feita aberta (convencional) ou videolaparoscópica.

Sinais de urgência

Em alguns casos, a hérnia pode se tornar uma urgência cirúrgica e os pacientes precisam estar atentos aos sinais de alarme, que são:

• Dor intensa na região acometida
  • Endurecimento na região da hérnia
  • Parada da eliminação de flatos ou fezes
  • Náuseas ou vômitos

Se o paciente apresenta algum dos sintomas acima, deverá passar em caráter de urgência por uma avaliação com sua cirurgiã, pois, em alguns casos, pode acontecer o que chamamos de hérnia encarcerada e/ou estrangulada. A hérnia encarcerada acontece quando não é possível realizar, através de manobras não cirúrgicas, a colocação do conteúdo herniado para dentro da cavidade e, pode evoluir com o estrangulamento que é quando há sofrimento do tecido herniado. Nesses casos, o tratamento deve ser a cirurgia de urgência.

Para evitar que isso aconteça, ao observar qualquer abaulamento na parede abdominal ou região inguinal, procure sua cirurgiã para avaliação individual