Hérnia de Hiato (Cirurgia do Refluxo)

Hérnia de hiato

Trata-se de uma condição caracterizada pelo deslocamento de estruturas intra-abdominal para dentro da cavidade torácica através do hiato esofágico. Em geral, acontece o deslocamento do estômago, epíplon e até intestino.

O tórax e a cavidade abdominal têm uma separação interna que é feita pelo músculo diafragma e, conta com uma abertura para a passagem do esôfago, que é chamada de hiato, ou hiato esofagiano. A presença da hérnia de hiato confirma a fraqueza do diafragma que é o músculo responsável pela manutenção dos mecanismos anti-refluxo.

Sintomas

O sintoma frequente em mais de 90% dos pacientes é o refluxo gastroesofágico, e outros sintomas comuns são pirose, regurgitação, disfagia, dor torácica, palpitações, rouquidão e manifestações pulmonares. No entanto, vale ressaltar que muitos pacientes são assintomáticos.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através da anamnese (história clínica) com auxílio de alguns exames de imagem como endoscopia digestiva alta, esofagomanometria, phmetria esofagiana e radiografia contrastada do esôfago, estômago e duodeno (REED).

O primeiro passo é controlar os sintomas através de mudanças do estilo de vida e terapia medicamentosa.

Entre as mudanças no estilo de vida devemos ressaltar: evitar alimentos condimentados, frituras e gorduras; evitar ingesta de líquidos durante as refeições; evitar bebida alcoólica e bebidas gaseificadas; cessar tabagismo; fazer refeições menores e outras orientações que devem ser feitas de maneira individualizada.

O tratamento medicamentoso pode ser realizado com inibidor de bomba de prótons e/ou antiácidos, após avaliação individual.

Quando há a falência da terapêutica medicamentosa, ou seja, quando há persistência ou agravamento dos sintomas apesar do tratamento medicamentoso instituído faz-se necessário realizar a avaliação do tratamento cirúrgico.

A cirurgia para a correção da hérnia de hiato é um procedimento feito por laparoscopia e o objetivo da cirurgia é trazer os órgãos herniados de volta para dentro do abdome, suturar o defeito do hiato esofágico e realizar uma manobra para prevenir o refluxo gastroesofágico.