Definição
A colelitíase é mais conhecida como cálculo biliar ou pedra na vesícula. Uma doença comum em adultos e a maioria dos pacientes são assintomáticos.
Os cálculos são formados pelo desequilíbrio entre os sais biliares, lecitina e colesterol. O responsável por mais da metade dos casos de formação dos cálculos biliares é o colesterol. Quando esse desequilíbrio ocorre, pode ocorrer a formação de cristais, que se transformam em cálculos.
Sintomas e fatores de risco
Os sintomas mais comuns são cólicas na região abdominal superior à direita associado a náuseas e/ou vômitos, geralmente após uma alimentação com alto teor de gordura. É uma doença na maioria das vezes assintomática.
Em alguns casos, pacientes que possuem esse diagnóstico podem evoluir com inflamação da vesícula biliar que configura um quadro de colecistite. Em casos mais graves, essa pedra na vesícula pode deslocar-se para outros ductos e causar coledocolitiase e/ou pancreatite.
Sobrepeso, dieta rica em gorduras e carboidratos, hipertensão, uso prolongado de anticoncepcionais, diabetes, fumo, sexo feminino e predisposição genética são fatores de risco para a doença.
Diagnóstico
Na presença de sintomas, deve-se suspeitar e procurar ajuda especializada. O exame indicado para o diagnóstico é a ultrassonografia de abdome. Como é grande o número de pacientes assintomáticos, geralmente o diagnóstico ocorre durante exames de rotina.
Tratamento
O tratamento é a colecistectomia por videolaparoscopia que nada mais é do que a retirada da vesícula biliar e suas pedras. A cirurgia é feita por vídeo com anestesia geral e requer poucos dias de internação.
Pacientes assintomáticos devem ser avaliados por sua cirurgiã e realizar todo o pré operatório visando diminuir ainda mais os riscos inerentes ao procedimento.